Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Arranca a Semana de Oração pela Unidade

18 jan, 2016 - 17:30 • Ana Lisboa

Cristãos assinalam aquela que é considerada a maior iniciativa ecuménica anual.

A+ / A-

A partir desta segunda-feira, até ao próximo dia 25 de Janeiro, os cristãos de todo o mundo celebram a Semana de Oração pela Unidade, subordinado ao tema “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”.

Inspirado na Primeira Carta de São Pedro, o tema foi proposto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ainda pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

Os textos para este Oitavário foram preparados por um grupo de representantes de diversas regiões da Letónia, por iniciativa do arcebispo católico de Riga.

Em Portugal haverá várias iniciativas. Esta segunda-feira, a Comissão Ecuménica Diocesana do Porto promove uma celebração na Igreja Metodista do Mirante, pelas 21h30. Durante esta cerimónia, será lançado o “Roteiro Ecuménico de Oração”, com propostas ecuménicas para 2016.

No entanto, a celebração ecuménica nacional decorre este ano na Igreja Presbiteriana da Figueira da Foz. Será no próximo sábado, dia 23, pelas 15h00. Neste mesmo dia, em Lisboa, está prevista uma vigília ecuménica jovem a decorrer na Igreja de Santa Joana Princesa, a partir das 21h30.

No próximo sábado, no Algarve, a Sé de Faro irá acolher representantes de várias Igrejas cristãs desta região, num momento de oração marcado para as 16h00.

Em Aveiro, haverá uma oração ecuménica na Igreja da Misericórdia terça-feira, às 21h15.

No encerramento desta semana, a 25 de Janeiro, o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, a um momento de oração, para o qual estão convidados representantes de todas as Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+