18 fev, 2016 - 17:00 • Aura Miguel , em Roma
Veja também:
O Papa Francisco diz que Donald Trump "não é cristão", apesar de o candidato às presidenciais americanas se assumir como tal.
A bordo do avião que o transportou do México para Roma, Francisco foi questionado pelos jornalistas sobre declarações de Donald Trump, nomeadamente a promessa de que, caso seja eleito, construirá um muro ao longo de toda a fronteira dos Estados Unidos com o México.
Trump assume-se como cristão, mas o Papa duvida: “Uma pessoa que só pensa em fazer muros, seja onde for, em vez de fazer pontes, não é cristão. Isso não é do Evangelho.”
O Papa foi também inquirido sobre se os americanos devem ou não votar no candidato. “Sobre votar ou não votar, não interfiro; digo apenas que este homem não é cristão. Se é que ele disse isto assim; é preciso apurar se ele disse mesmo assim. Por isso, dou-lhe o benefício da dúvida.”
Donald Trump já respondeu às críticas de Francisco, classificando a postura do Papa como "vergonhosa".
No dia em que anunciou a sua candidatura, Trump não só prometeu construir esse muro, para evitar a imigração ilegal, como insistiu que fará com que seja o México a financiá-lo.
Noutras declarações feitas entretanto, Trump voltou a referir o muro embora tenha dito que esse muro terá também “uma grande e bonita porta”, através da qual poderá entrar gente, de forma controlada e legal.
Donald Trump está em campanha para ser o candidato republicano às eleições presidenciais que decorrem em Novembro nos Estados Unidos.
A Renascença no México com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa