11 mai, 2016 - 12:53
A operação da GNR "Peregrinação Segura" vai testar o dispositivo para a visita do Papa em 2017 a Fátima no âmbito do Centenário das Aparições. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo porta-voz da GNR, Marco Cruz.
Na conferência de imprensa de apresentação da segunda fase da operação, em Fátima, Marco Cruz explicou que a GNR está já "há algum tempo a trabalhar em conjunto com várias entidades" e "vão ser treinados alguns dispositivos com o objectivo de garantir a segurança desta peregrinação, que é o foco desta operação, mas também serão testados este ano para serem aplicados no próximo, sabendo que irão ocorrer correcções".
Adiantou ainda que já no ano passado as autoridades começaram a "preparar algumas formas de articulação e de concretização no terreno" em cooperação "com as diversas entidades" e esta colaboração "vai ser reforçada este ano para ser aplicada no próximo ano".
"Estas acções de planeamento envolvem determinados cenários, desde o simples furto de carteiras, até cenários de maior gravidade. São todos planos de contingência que já foram treinados e estão a ser preparados. Mas, mais importante do que a reacção, é a prevenção", frisou Marco Cruz.
O porta-voz da GNR acrescentou que haverá um controlo de objectos e de pessoas no acesso à cidade de Fátima, sendo este o "primeiro cordão de segurança". Haverá outro junto ao "perímetro mais próximo do Santuário", podendo verificar-se algumas revistas selectivas.
"Temos recursos importantes, como a videovigilância, que dá capacidade para controlar pessoas e veículos. Estas tecnologias irão apoiar-nos no terreno", salientou Marco Cruz.
Quatro mil militares na estrada
A operação "Peregrinação Segura" está na estrada desde o dia 4. "Cerca de 4.000 militares, em patrulhas auto, têm estado ao longo dos itinerários e garantido a segurança dos pontos que são considerados críticos para que não se registem acidentes. Tivemos o atropelamento de três peregrinos, mas felizmente sem consequências drásticas, apenas com ferimentos ligeiros", informou Marco Cruz.
O porta-voz da GNR reiterou os conselhos de segurança para os peregrinos que se encontrem a caminho do Santuário. "Devem utilizar itinerários que permitam trânsito de peões, andar em fila indiana, aproveitando a berma das estradas e em sentido contrário do trânsito. Usar sempre, de dia e de noite, coletes reflectores".
Os condutores são "convidados" a "reduzir a velocidade", sobretudo nos "itinerários associados ao deslocamento para o Santuário de Fátima" e devem "ceder passagem aos peregrinos".
A GNR informou ainda que irá disponibilizar na sua página do Facebook informação sobre a lotação dos parques e quais os que se encontram mais vagos naquele momento, assim como notas sobre a circulação de trânsito.