27 jul, 2016 - 20:51 • Olímpia Mairos
Aplausos, aplausos e mais aplausos. Uma explosão de alegria. Milhares de jovens portugueses que, com os seus polos, pintaram de vermelho o Centro de Congressos de Cracóvia, vibraram com a voz e a partilha de Cuca Roseta.
A fadista emocionou-se por diversas vezes e com a voz embargada disse aos jovens: "Vocês batem palmas e eu choro". E os olhos brilharam mesmo de emoção como que querendo suster a lágrima que queria brotar. E os jovens perceberam e bateram mais palmas ainda.
Cuca Roseta cantou e encantou com fados que habitualmente não fazem parte do seu reportório. Fados que "dizem muito" à fadista. São expressão da sua fé e da sua vivência como cristã.
Daí a felicidade que deixou transbordar em sorrisos, palavras e até saltinhos no palco - a pedido dos jovens - por celebrar a fé com tantos jovens.
Cuca Roseta sempre teve vontade de participar numa JMJ, mas só hoje conseguiu realizar o sonho através da Luso Festa. Uma felicidade partilhada e agradecida com um concerto intimista e próximo, porque, como dizia a artista, a voz é um "dom de Deus" e a Cuca "apenas seu instrumento".