Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guterres é o homem cheio de "qualidade" e "eficácia" que alegra o patriarca de Lisboa

06 out, 2016 - 19:15

Para D. Manuel Clemente, a liderança das Nações Unidas vai ficar “em muito boas mãos”.

A+ / A-
Reacção de D. Manuel Clemente à escolha de António Guterres para secretário-geral da ONU

O cardeal patriarca de Lisboa considerou esta quinta-feira muito “positivo” o anúncio da eleição do português António Guterres como futuro secretário-geral das Nações Unidas, sublinhando a competência do sucessor de Ban Ki-moon.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) elogiou a “qualidade” do novo secretário-geral da ONU.

“Está mais do que demonstrada, nas várias missões que ele desempenhou, quer em Portugal quer no estrangeiro, concretamente com os refugiados, o problema-mor da actualidade internacional”, assinalou D. Manuel Clemente, em declarações enviadas pelo Patriarcado de Lisboa.

O cardeal português sublinhou que a liderança das Nações Unidas vai ficar “em muito boas mãos”.

“A ONU representa, vai representando e todos esperamos que represente cada vez melhor um grande desejo da humanidade, a este nível global, porque há muitas e muitas questões que só podem ser resolvidas nas plataformas internacionais”, precisou.

D. Manuel Clemente recordou a “experiência” e a “eficácia” de Guterres na resolução destas questões, bem como o relevo que a ONU tem no mundo actual.

“São razões mais do que suficientes para estar muito contente, muito esperançoso e desejar ao engenheiro António Guterres as maiores felicidades”, acrescentou.

O presidente da CEP realçou que, como português, gosta de ver um compatriota “com funções de tanto relevo ao nível internacional”.

“Revemo-nos nele, também como crentes, no caso, e pedimos a Deus aquilo que Deus está mais do que disponível para lhe oferecer, que é toda a inspiração no desempenho do cargo”, concluiu.

António Guterres afirmou esta quinta-feira em Lisboa que sente "humildade e gratidão", depois de o Conselho de Segurança ter indicado o seu nome, por unanimidade e aclamação, para liderar a ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sou mesmo calhau !
    09 out, 2016 Melgaço 18:56
    Se o homem é assim tão bom, porque não se NACIONALIZA o HOMEM e o põem a governar esta espelunca, mesmo sem eleições ? GAITA, PELO FALAR, TODOS DIZEM BEM DELE, que é sério . inteligente, competente e sei lá que mais, se calhar até já tem umas asinhas brancas nas costas, portanto, vamos a colher assinaturas para nacionalizar o homem e polo a trabalhar , pela segunda vez ao serviço cá da quinta.
  • Xico lambidelas
    08 out, 2016 venda da porca 15:20
    O clássico VOO DO MOSCARDO.
  • Zé mocho
    06 out, 2016 Albergaria 21:26
    Que agoiro ! AS CORUJAS À PROCURA DE AZEITE ! CHIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+