07 nov, 2016 - 21:00
O Papa Francisco deverá chegar a Portugal a 12 de Maio. A informação foi avançada esta segunda-feira por uma freira portuguesa da Congregação das Irmãs Adoradoras.
A irmã Júlia Bacelar Gonçalves conta, numa mensagem publicada na rede social Facebook, que ofereceu uma bandeira de Portugal ao Papa e que lhe pediu que a trouxesse na visita a Portugal, a 13 de Maio, no centenário das aparições de Fátima.
Segundo o relato da freira, Francisco terá dito que está, também, a pensar ir no dia 12 de Maio.
Em declarações posteriores à edição online da revista “Família Cristã”, a irmã Júlia Bacelar Gonçalves conta como tudo aconteceu: “Estou a participar na assembleia da RENATE [Religious in Europe Networking Against Trafficking and Exploitation], e nesse âmbito fomos hoje recebidos em audiência privada pelo Papa Francisco na Sala Clementina. Fez-nos um discurso encorajador, porque este é um tema que lhe é muito caro e doloroso".
"No final, cumprimentou-nos uma a uma, e quando falei com ele, entreguei-lhe uma bandeira de Portugal dizendo-lhe que ela significa o amor do povo português e a esperança de o ver em Fátima no dia 13 de Maio. Ele apertou as minhas mãos e disse: 'Vou dia 12 à noite... vemo-nos lá', e olhou para o secretário, que acenou com a cabeça a confirmar", revela a irmã Júlia Bacelar Gonçalves.
A visita poderá assim passar por Lisboa. Só depois o Papa seguirá para Fátima, a tempo da procissão das velas, na noite de 12 de Maio.
No dia seguinte, Francisco presidirá às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.
O Presidente da República convidou o Papa Francisco a visitar Portugal pela primeira vez. O convite foi endereçado durante uma visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Vaticano, em Março deste ano.
Na mesma altura, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, manifestou o desejo de que o Papa permaneça em Portugal o maior número de dias possível, na visita prevista para o centenário das Aparições de Fátima, no próximo ano.
A data da primeira visita do Papa Francisco a Portugal ainda não foi confirmada oficialmente pelo Vaticano.
[notícia actualizada às 22h39]