14 ago, 2017 - 12:29 • Olímpia Mairos
Foi durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora que o cónego Silvério Benigno Pires sonhou escrever um livro sobre os “pilares da doutrina mariana”. “A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja”, agora editado, é o resultado.
Dedicada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a obra “é uma consequência do ano mariano” e insere-se “no contexto do centenário das aparições”, explica o autor.
Este “não é mais um livro sobre Nossa Senhora, com muitas orações, com muitos cânticos, com muitas devoções”, diz. A preocupação foi “recolher os grandes documentos do magistério da Igreja sobre Nossa Senhora” e que estes “passassem para os fiéis”. São séculos de doutrina condensados em 10 capítulos, em cerca de 400 páginas.
A recolha e compilação destes documentos, “cheios de doutrina, de espiritualidade, de sagrada escritura”, possibilita que a devoção a Nossa Senhora “fique mais dignamente divulgada e purificada”.
A Igreja celebra esta terça-feira a solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, a que o livro dedica um capítulo.
“O dogma da assunção de Nossa Senhora é a páscoa de Nossa Senhora, é a sua ressurreição. A virgem Maria, que foi sacrário de Deus, arca de Deus, foi elevada, arrebatada até à glória do Céu e com os dotes do corpo glorioso”, explica.
“Cristo como que arrebatou a sua própria mãe com os dotes do corpo glorioso, tal como Ele na ressurreição, para com ele partilhar a felicidade e a bem-aventurança eterna. É o dogma da assunção. Maria elevada à glória em corpo e alma”, realça.
A edição da obra é “pessoal” e “sem intenção de ter qualquer proveito”.
Da tiragem de 500 exemplares, alguns volumes foram oferecidos à Santa Casa de Mirandela e à diocese de Bragança-Miranda e o fruto “reverterá para as obras da casa pastoral”. Os restantes exemplares, o autor pretende distribuir “pelos amigos, colegas e fiéis”.
“A Virgem Santa Maria na Fé da Igreja” integra a colecção “Presbyterium” e está disponível nos serviços da Cúria diocesana.
O cónego Silvério Benigno Pires foi ordenado sacerdote em 25 de Julho de 1965 e é licenciado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia de Salamanca, sendo sócio fundador da Associação Portuguesa de Canonistas.