24 dez, 2017 - 10:23
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, reafirma que aprovar a eutanásia seria inconstitucional e que, se isso acontecer, vai pedir a intervenção do Presidente da República.
É o que diz em entrevista publicada este domingo no jornal “Correio da Manhã”.
“Em caso de hipotética aprovação da eutanásia, há toda a razão para a solicitação da verificação da constitucionalidade”, explica D. Manuel, que diz ainda que fazer um referendo sobre esta matéria também não é possível, de acordo com a Constituição.
Nesta entrevista, D. Manuel fala também das vítimas dos incêndios, renovando o apelo de que é “preciso ajudar as vitimas a refazer a vida”.
"Para aqueles que viveram o drama dos incêndios será um Natal difícil", reconhece.
O Cardeal Patriarca fala ainda da questão ambiental, com referência à encíclica do Papa Francisco. D. Manuel Clemente considera que a defesa do ambiente é um problema de toda a humanidade e reconhece que as pessoas vão tomando consciência disso. Há, no entanto, barreiras na esfera política.
"Os poderes políticos, que estão sempre muito mais preocupados com o que se passa dentro das fronteiras dos seus países, ficam alertados para realidades que não têm fronteiras. O ar que respiramos é o mesmo que se respira em Espanha", remata.