Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca pede “transparência” na questão do financiamento dos partidos

09 jan, 2018 - 23:01 • Ecclesia

D. Manuel Clemente diz que veto presidencial permite retomar processo de forma “mais clara”.

A+ / A-

O patriarca de Lisboa sustentou esta terça-feira a necessidade de total “transparência” na questão do financiamento dos partidos, considerando que o recente veto presidencial nesta matéria permite retomar processo de forma “mais clara”.

“Os próprios partidos políticos entenderão que toda a transparência é necessária, na vida democrática”, disse D. Manuel Clemente aos jornalistas, após a reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que decorreu em Fátima.

O presidente da CEP deixou votos de que o processo decorra “com o conhecimento, que é sempre necessário, por parte da sociedade”.

“Esta oportunidade que, afinal de contas, o presidente da República lhes dá [partidos políticos] para refazerem as coisas de uma maneira mais clara, é boa para todos”, concluiu.

Marcelo Rebelo de Sousa vetou o diploma aprovado pelo Parlamento no dia 21 de Dezembro, com alterações que colocavam um ponto final ao limite fixado para a angariação de fundos e isentavam de IVA todas as aquisições de bens e serviços pelos partidos para a sua actividade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+