11 fev, 2018 - 11:57 • Filipe d'Avillez
O Papa Francisco deu o exemplo e tornou-se, este domingo, um dos primeiros inscritos na Jornada Mundial da Juventude de 2019, que se realiza no Panamá.
Foi logo após a oração do ângelus, na praça de São Pedro, em Roma, que Francisco carregou no ecrã de um tablet, concluindo assim a sua inscrição.
“Hoje abrem-se as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Panamá, em Janeiro de 2019. Também eu, na presença de dois jovens, me inscrevo pela internet”, disse Francisco, enquanto carregava no tablet.
“Pronto, estou inscrito como peregrino à Jornada mundial da Juventude. Convido todos os jovens do mundo a viver com fé e com entusiasmo este evento de graça e de fraternidade, seja viajando para o Panamá, seja participando nas próprias comunidades”, disse Francisco.
O Papa endereçou também uma mensagem especial de congratulação às nações do extremo-oriente, que neste dia assinalam a passagem de ano lunar, um evento sempre acompanhado de grandes celebrações.
A doença não causa impureza
Antes da oração do ângelus o Papa reflectiu durante alguns minutos sobre o evangelho deste domingo, que fala da cura de um leproso por Jesus. O Papa sublinhou o facto de Jesus ter tocado no leproso, algo que à luz da mentalidade da época o tornava impuro também.
“Nenhuma doença causa impureza”, disse Francisco, “a doença certamente afeta toda a pessoa, mas de nenhum modo impacta ou impede a sua relação com Deus”.
Pelo contrário, diz o Papa, é o pecado que se faz acompanhar de impureza. “O egoísmo, a soberba, a entrada no mundo da corrupção, estas são doenças do coração de que é preciso purificar-nos, voltando-nos para Jesus como o leproso. ‘Se tu quiseres, podes purificar-me’”, disse Francisco, convidando depois os fiéis a um momento de silêncio pare reflectirem sobre aquilo que torna os seus corações impuros.
O dia 11 de fevereiro, solenidade de Nossa Senhora de Lourdes, é também o dia dos doentes, como recordou o Papa.