Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Diocese do Porto saúda novo bispo

15 mar, 2018 - 11:08 • com Ecclesia

Administrador diocesano e bispos auxiliares manifestam "lealdade e filial obediência" a D. Manuel Linda.

A+ / A-

A Diocese do Porto saúda a nomeação do seu novo bispo, D. Manuel Linda, numa mensagem assinada pelo administrador diocesano e pelos bispos auxiliares, que manifestam sentimentos de “lealdade e filial obediência” ao sucessor de D. António Francisco dos Samtos

“Todos quantos integram esta porção do Povo de Deus afirmam a sua disposição em colaborar, com lealdade e filial obediência, com o Bispo agora chegado”, refere a mensagem assinada D. António Bessa Taipa, o até hoje administrador diocesano, e pelos auxiliares, D. Pio Alves de Sousa e D. António Augusto Azevedo.

Os responsáveis recordam que D. Manuel Linda “não é estranho” à diocese do Porto, sublinhando que "foi aqui que terminou o seu curso teológico, no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição". Por isso, assinalam: "Saudamos o seu 'regresso'.”

O texto agradece ainda o “zelo apostólico” do Papa Francisco, que nomeou hoje o até agora bispo do Ordinariato Castrense como sucessor de D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

“Recebemo-lo [D. Manuel Linda] como um dom de Deus chegado até nós pela mão do de Sua Santidade, a quem significamos a nossa gratidão”, pode ler-se, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

A mensagem conclui-se com votos de “fecundo e frutuoso Episcopado” e com a oração pela “bênção materna de Nossa Senhora da Assunção”.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, o novo bispo do Porto preside à Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e é vogal da comissão para a Pastoral Social e Mobilidade Humana.

O lema episcopal de D. Manuel Linda é ‘Sede alegres na esperança’.

A data da entrada solene, na Catedral do Porto, segundo a mensagem da diocese, será “comunicada a seu tempo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+