03 mai, 2018 - 15:22 • Olímpia Mairos
A cidade de Bragança acolhe, este sábado, as Jornadas da Região Norte das Equipas de Nossa Senhora (ENS). A iniciativa vai congregar 95 casais dos sectores de Alijó, Braga, Chaves, Famalicão, Guimarães, Lamego, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo e tem como tema “Educação e testemunho cristão às novas gerações”.
O casal Joaquim e Isabel Lima é responsável pela Região Norte das ENS e também pela organização das jornadas, que pretendem ser um espaço de “reflexão e convívio”.
“Como casais católicos somos chamados a dar testemunho e a intervir na sociedade e, para isso, é importante a reflexão e a formação em grupo”, nota Joaquim Lima, apontando a “educação e a transmissão de valores” como uma das prioridades.
“São dois aspetos que muito nos preocupam, vivemos uma crise de valores e é cada vez mais difícil transmiti-los aos mais novos e até aos mais velhos, daí promovermos esta reflexão no seio do em conjunto”, acrescenta.
Numa altura em que em Portugal se fala em referendar a eutanásia e o Parlamento tem marcado um debate sobre o tema para 29 de maio, Joaquim Lima considera que “a vida não é referendável, porque é um valor absoluto”.
“A vida é um dom de Deus e, como tal, só a Ele compete decidir quando termina”, afirma o responsável da Região Norte das ENS.
Como casais católicos, unidos pelo sacramento do matrimónio, os casais das ENS mostram-se disponíveis para “intervir na sociedade, conversar e debater sobre todos os temas que tenham a ver com a melhoria da sociedade, a dignidade da pessoa humana ou a atualização dos valores”.
Atualmente, na diocese de Bragança-Miranda, que acolhe as jornadas, existem apenas duas equipas de casais inseridas no movimento das ENS. Integram o sector de Chaves e a realização do encontro na cidade de Bragança é também uma “oportunidade de evangelizar”, explica à Renascença Joaquim Lima.
Presente nas jornadas estará o bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que vai falar aos casais e presidir à eucaristia, com que encerra o encontro, na igreja de Nossa Senhora das Graças.
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de “espiritualidade conjugal, cujo objetivo é ajudar os casais a viver o matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão, pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos, unidos pelo sacramento do matrimónio”.
As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo. Em Portugal existe há mais de 50 anos.