20 mai, 2018 - 11:12
O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser nomeado cardeal pelo Papa no próximo consistório. O anuncio foi feito pelo Papa Francisco, em Roma, esta manhã, depois do Angelus.
O consistório para a criação de 14 novos cardeais eleitores está marcado para 29 de junho, no Vaticano.
"Anuncio que a 29 de Junho terá lugar um consistório para nomear 14 novos cardeais. As suas proveniências exprime a universalidade de da igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. A nomeação de novos cardeais para a diocese de Roma e outras manifesta o vinculo inseparável entre a Sé de Pedro e a igreja espalhada pelo mundo", disse o Papa Francisco, depois do Angelus, em Roma.
Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco tem vindo a alargar as fronteiras das suas escolhas, com uma mudança mais visível no peso específico da África, Ásia e Oceânia.
Quando foi eleito, o atual Papa tinha como colaboradores apenas 22 cardeais eleitores destes três continentes; no final deste mês, vai haver 15 cardeais eleitores da Ásia, 15 de África, 17 da América Latina, 17 da América do Norte, 4 da Oceânia e 51 da Europa (42% do total).
O Colégio Cardinalício passa a contar com 53 cardeais eleitores criados no pontificado de Bento XVI, 49 no do Papa Francisco e 19 no de São João Paulo II.
Portugal está representado no Colégio Cardinalício por três cardeais: D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, ambos eleitores; e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.