05 jul, 2018 - 12:20 • Teresa Paula Costa
Tem início, na próxima segunda-feira, o primeiro turno do projeto SETE, através do qual o Santuário de Fátima propõe a jovens dos 16 aos 35 anos uma experiência diferente de voluntariado.
De 9 de julho a 2 de setembro, os jovens voluntários vão estar a colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos: Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos.
Pedro Valinho, da organização, explica à Renascença que a ideia “é podermos trazer jovens que colaborem nas atividades que o Santuário propõe aos peregrinos, que colaborem no seu acolhimento e em algumas atividades específicas do Santuário de Fátima, ao mesmo tempo que lhes oferecemos uma formação sobre a espiritualidade de Fátima”.
Para o padre José Nuno, responsável pela pastoral da mensagem de Fátima esta formação é importante para que o jovem se encontre a si próprio. “Fátima oferece aos jovens um lugar importante na descoberta de si mesmos e do seu próprio mistério”. É, salienta o sacerdote, “uma luz que esclarece e que ajuda a compreender e a encontrar um sentido, por isso creio que a proposta desta atividade, do ponto de vista da formação pessoal, pode ser uma boa oportunidade”.
Em Fátima, sublinha ainda o padre José Nuno, “podem conviver com pessoas, como Francisco e Jacinta, que representam dimensões fundamentais da existência que, quando se é jovem, é preciso definir”.
Para o Santuário de Fátima, o projeto SETE é também uma forma de arranjar jovens voluntários para o acolhimento aos peregrinos, uma vez que a maior parte dos que colaboram está numa faixa etária avançada. Segundo Pedro Valinho, “cada semana começa sempre com um dia e meio de formação espiritual sobre a mensagem de Fátima, mas também sobre o acolhimento e sobre a especificidade de cada uma das atividades que eles serão convidados a fazer”. Depois, “ao longo da semana, são convidados a participarem em diferentes atividades que passam pelo acolhimento aos peregrinos e pela orientação de momentos de oração com peregrinos, além do acompanhamento de pessoas com necessidades especiais e idosos”.
O projeto SETE baseia-se na sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921, durante a qual elucida a jovem vidente sobre o projeto de vida que Deus tem para ela. O Santuário de Fátima explica que, ao evocar esse momento, o projeto SETE “apresenta-se como um contributo para a descoberta pessoal do projeto de vida que Deus tem para cada um dos participantes”.
Os jovens podem fazer a sua inscrição em turnos de voluntariado de 7 ou de 14 dias, através deste formulário. Podem inscrever-se individualmente, ou em grupos, até 15 dias antes do turno pretendido. A estadia fica a cargo do Santuário de Fátima.
Todas as dúvidas podem ser tratadas através do email voluntarios@fatima.pt.