Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Diocese do Funchal afasta padre por suspeita de abuso sexual de um menor

01 set, 2018 - 15:57

O padre exercia funções em França, mas é suspeito de abuso sexual de um menor na Madeira.

A+ / A-

A Diocese do Funchal afastou da ação pastoral o padre madeirense Anastácio Alves por suspeita do abuso sexual de um menor na região autónoma, segundo avançou o "Diário de Notícias da Madeira", citado pela agência Lusa..

Em comunicado, o Gabinete de Informação da Diocese do Funchal faz saber que está a "em profunda comunhão com o Papa Francisco e repudia e condena a pedofilia e é solidária com as vítimas e com as suas famílias".

O padre madeirense Anastácio Alves exercia funções em França, mas é suspeito de abuso sexual de um menor na Madeira, tendo sido constituído arguido em 2005 num processo investigado e arquivado pelo Ministério Público.

Posteriormente, em 2008, o sacerdote manifestou a vontade de assumir uma experiência pastoral na Suíça e em França.

"A Diocese autorizou a sua ida com base nesse pedido e atendendo às necessidades pastorais, não havendo qualquer informação que o desaconselhasse, já que apenas se ouvia falar de um processo civil que teria sido arquivado", lê-se no comunicado.

No entanto, o bispo António Carrilho decidiu agora avançar com o afastamento do padre, vincando que "todos os casos que sejam do conhecimento da Diocese levam à instauração e instrução de processos específicos tendo em vista o apuramento da verdade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+