Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mensagem de Natal

D. António Luciano: "A dignidade da pessoa é o reconhecimento da pessoa tal como é"

11 dez, 2018 - 16:59

Na sua primeira mensagem de Natal enquanto bispo da diocese de Viseu, D. António Luciano destaca a dignidade como valor essencial da pessoa humana e elogia o papel da Igreja no apoio aos mais desfavorecidos, nesta época como no resto do ano.

A+ / A-

A dignidade é a palavra chave da mensagem de Natal de D. António Luciano, a sua primeira enquanto Bispo da diocese de Viseu.

“A dignidade da pessoa humana brota do reconhecimento da pessoa tal como ela é. Se é criança como criança, se é um jovem como jovem, se é um idoso carenciado temos de olhá-lo de maneira diferente e não podemos deixar que lhe falte dinheiro para os medicamentos ou que lhe falte dinheiro para uma refeição", defendeu.

"Agora aqui a dignidade é o respeito que qualquer pessoa nos merece desde a conceção até à morte natural, nos condicionalismos que ela vive”, defende D. António Luciano, acrescentando que o ciclo do Natal deve ser “a a oportunidade de promover a dignidade da pessoa humana.

“O Natal é a festa da vida e do amor, festa de um Deus que se fez Homem para nos salvar. Jesus nasceu em Belém como um presente do Pai para toda a humanidade”, sublinha o prelado.

Um olhar atento aos mais desfavorecidos é o apelo de D. António Luciano, que não tem dúvidas em afirmar que a Igreja sempre esteve na linha da frente.

“Isto faz parte do cariz da Igreja que tem uma dimensão de acolhimento e serviço aos mais frágeis, a Igreja sempre esteve na linha da frente, Jesus Cristo fez-se pobre para nos enriquecer e para nos ensinar que podemos ajudar o que são ainda mais pobres do que nós, e aí é que está o valor da partilha. Claro que queremos olhar aos mais pobres e responder-lhe e há as campanhas, os jantares da Cáritas”, enumera.

Conclui D. António Luciano que, “neste ano Missionário, sejamos, cada vez mais, os discípulos missionários que Jesus precisa para ir ao encontro de todos”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+