01 mar, 2019 - 11:00 • Henrique Cunha
Leia também:
O Papa nomeou, esta sexta-feira, o padre Américo Aguiar bispo auxiliar de Lisboa.
Aos 45 anos, o presidente do Grupo Renascença Multimédia e responsável pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai reforçar a equipa de bispos na diocese que vai receber a Jornada Mundial da Juventude em 2022. A ordenação já está marcada para 31 de março, no Porto.
Américo Manuel Alves Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos.
É o mais novo de seis irmãos de uma família sem particular prática católica e foi só aos 14 anos, quando entrou para os escuteiros, que frequentou a catequese e fez a primeira comunhão.
Foi nessa mesma altura que começou a ter preocupações sociais e ambientais. Fundou, com alguns amigos, a AMILEÇA, uma associação de defesa do ambiente com a procupação central de despoluir o rio Leça.
Ingressou no Seminário Maior do Porto em 1995 e foi ordenado presbítero em 2001. Depois de concluir o curso de Teologia, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, apresentaria dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação na Católica de Lisboa.
Do seu percurso pastoral fazem parte a paróquia de S. Pedro de Azevedo, em Campanhã, a capelania-mor da Misericórdia do Porto, a vice-reitoria do Santuário Diocesano de Santa Rita, em Ermesinde, o serviço de pároco “in solidum” da Sé, para além da assistência a nível regional ao Corpo Nacional de Escutas.
Américo Aguiar foi chefe de Gabinete do bispo do Porto D. Armindo Lopes Coelho, cargo que acumulou, a partir de 2004, com o de vigário-geral.
De 2007 a 2013, foi chefe de gabinete do bispo do Porto D. Manuel Clemente e, depois, do bispo do Porto D. António Francisco dos Santos.
Atualmente, preside ao Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e é diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.
Integra o cabido Portucalense desde 6 de julho de 2017, com a responsabilidade de ser o delegado do seu Património.
Em 2011, a pedido do então bispo do Porto D. Manuel Clemente, aceitou presidir à Irmandade dos Clérigos, tendo sido eleito sucessivamente no cargo. O atual mandato termina no final do ano.
A ordenação episcopal de D. Américo Aguiar será no dia 31 de março, no Porto.