06 jul, 2019 - 09:58 • Redação
O beato Bartolomeu dos Mártires, português, vai ser santo. A decisão foi tomada pelo Papa na sexta-feira, mas anunciada este sábado pelo Vaticano.
“O Santo Padre Francisco recebeu em audiência o Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos” e “aprovou os votos favoráveis dos Membros Mais Eminentes e Excelentes da Congregação”, ampliando “o culto litúrgico em homenagem ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, lê-se no boletim.
O novo santo nasceu em Lisboa, a 3 de maio de 1514, com o nome de Bartolomeu Fernandes. Morreu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590.
A notícia foi logo divulgada pela Arquidiocese de Braga nas redes sociais.
Em 23 de Março de 1845, Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável pelo Papa Gregório XVI e depois Beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.
A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou ao Papa Francisco, em mãos, um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre).
Em janeiro deste ano, o Papa Francisco concedeu à Congregação para a Causa dos Santos a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires.
A cerimónia de canonização está marcada para dia 10 de novembro.