24 mar, 2020 - 17:00 • Dina Soares
Veja também:
O Santuário de Fátima vai oferecer três ventiladores ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). A informação é avançada nesta terça-feira em comunicado.
A contribuição vem reforçar a colaboração que o Santuário tem vindo a prestar desde o início da pandemia do novo coronavírus, através da cedência de um conjunto de instalações para uso da Proteção Civil Municipal, refere a nota.
Além disso, em articulação com as autoridades locais e nacionais da Proteção Civil e da saúde, o Santuário de Fátima colocou os seus meios de socorro à disposição, bem como camas, colchões e outros equipamentos logísticos, para uso da Proteção Civil em caso de necessidade.
Esta colaboração acontece numa altura em que o próprio Santuário regista uma descida acentuada do número de peregrinos, com o cancelamento de mais de centena e meia de grupos que tinham as suas peregrinações agendadas para os meses de março, abril e maio.
Viana do Castelo angaria fundos para ventiladores
A diocese de Viana do Castelo também quer ajudar a fornecer o Serviço Nacional de Saúde com ventiladores.
Depois de ter posto todos os serviços logísticos da sua diocese ao serviço da luta contra o coronavírus, a diocese chefiada por D. Anacleto Oliveira anunciou esta terça-feira que vai recolher fundos para comprar ventiladores para o hospital local.
Numa nota enviada aos padres da diocese, explica-se que "Jesus Cristo, Bom Samaritano da humanidade, dá-nos o exemplo para que sigamos os seus passos na concretude da nossa existência. Ele detém-se no caminho e, vendo-nos caídos à margem, não hesita em demorar-se para nos custodiar e tratar as feridas. Nós, seus discípulos, curadores feridos é o que somos! Mas somos, de facto, discípulos e bem sabemos que o que fizermos a um destes pequeninos a Ele o fazemos."
"Assim, e com a total aprovação do Sr. D. Anacleto, pedimos que cada sacerdote ou comunidade cristã da nossa diocese possa contribuir com um donativo tendo por finalidade a aquisição de ventiladores [suporte avançado de auxílio à respiração] que serão oferecidos à Unidade Local de Saúde do Alto Minho através da Liga dos Amigos do Hospital."