27 mar, 2020 - 16:00 • Ana Lisboa
São pequenas meditações diárias feitas por padres do Opus Dei que "têm tocado nos temas fundamentais desta crise" que mais preocupam as pessoas, em especial, os mais jovens a quem se destina esta iniciativa, diz à Renascença Margarida Benedita Machado, ligada à organização.
Estas orações começaram na Quaresma, só que, reconhece, a "Quaresma transformou-se numa Quarentena".
A responsável admite que "Deus pediu-nos mais e, assim, os '10 minutos com Jesus' tiveram uma maior dimensão nesta altura, porque tornou-se urgente ajudar as pessoas a rezarem", uma vez que "precisavam de ajuda".
É um momento do dia para se "estar ali com Ele, como estivéssemos com um amigo, porque é isso que Ele é para nós, um amigo".
Por isso, as meditações são direcionadas para "temas que pudessem sustentar com esperança e fé os portugueses".
Percebeu-se, diz, "que este trabalho podia e devia ser uma forma de levar Jesus às famílias que estão em casa" em isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.
Nestes dias difíceis, estas mensagens dão "uma enorme serenidade a quem nos ouve, temos recebido maior feedback, pessoas que ficam comovidas e agradecidas".
Margarida Benedita Machado garante que "é muito prático, muito simples e muito fácil" aderir a esta aplicação.
Para se inscrever, "basta ir ao site em www.10minutoscomjesus.org e lá vai encontrar um link que remete para o grupo do WhatsApp. Ao entrar no grupo, vai receber diariamente um audio com uma meditação e um link se preferir ouvir através do Youtube. Para quem não tem WhatsApp, também há uma solução: simplesmente ir à nossa página do Youtube, onde vai encontrar diariamente a meditação".
Neste momento, em Portugal há 2.500 pessoas que aderiu a esta aplicação. Mas no total, são 80 mil jovens que rezam não só em português, mas também em espanhol e em inglês.
Como surgiu a iniciativa
O Opus Dei explica que a ideia original nasceu em Espanha, em 2018, quando uma mãe pediu ao Capelão do colégio onde trabalhava, se durante as férias podia ajudar os seus filhos a rezarem. O sacerdote decidiu, então, fazer pequenos audios com meditações para ajudar os mais novos a viverem as férias com mais momentos de oração.
O projeto chegou a Portugal através do padre António Alves Mendes, em Novembro de 2019. A ideia era “ter audios semanais na plataforma Soundcloud” para partilhar “pelas pessoas mais jovens”.
O que pretendia "era fazer uma meditação breve semanal para ajudar as pessoas a meditarem no Evangelho de Domingo, com a ajuda de três padres, recordou o sacerdote que é um dos capelães do Colégio Cedros, no Porto.