14 abr, 2020 - 16:24 • Henrique Cunha , João Carlos Malta
O bispo do Porto, D. Manuel Linda, quer que o Governo mude a estratégia que tem adotado com os idosos que estão em lares e que depois de serem hospitalizados com coronavírus. são devolvidos às instituições.
D. Manuel Linda diz que o Ministério da Saúde "tem de repensar os critérios de atuação no caso dos utentes institucionalizados que têm alta nos hospitais, continuando positivos no Covid-19".
Numa publicação na rede social Twitter, o bispo do Porto afirma que reenviar os idosos para os Lares é a mesma coisa que introduzir um foco de contágio entre os frágeis colegas", uma situação classificada pelo bispo como "imoral!"
O Ministério da Saúde tem de repensar os critérios de atuação no caso dos utentes institucionalizados que têm alta nos hospitais, continuando positivos no Covid-19: reenviá-los para os Lares é a mesma coisa que introduzir um foco de contágio entre os frágeis colegas. Imoral!
— Manuel Linda (@BispodoPorto) April 14, 2020
O apelo D. Manuel Linda chega no dia em que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa, avançou que um terço das pessoas que morreram infetadas com o novo coronavírus são utentes de lares e residências para idosos.
Portanto, fazendo as contas, terão morrido 189 pessoas em lares infetadas com o Covid-19.
"Antes de acontecer um caso de Covid, deviam ser criadas nesses lares condições para que a concentração de pessoas não seja tão intensa. Põe-se até a hipótese de desdobrar os utentes por mais do que uma estrutura".
A responsável lembrou que há instituições a desrespeitar regras como a da proibição das visitas, a imposição de 14 dias de isolamento e a realização de testes a novos utentes.
Coronavírus
A funcionária de 50 anos trabalha num lar que acom(...)