15 mai, 2020 - 17:42 • Aura Miguel , Cristina Nascimento
A Basílica de São Pedro tem estado a ser preparada para reabrir portas na próxima segunda-feira, 18 de maio, como previsto no acordo com as autoridades de saúde italianas que autorizaram o regresso das celebrações comunitárias.
Além da Basílica de São Pedro, também a Basílica de Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo extramuros vão voltar a abrir ao público e por isso foram também alvo de operações de limpeza e desinfeção.
Na quinta-feira, os responsáveis do Vaticano estiveram reunidos para debater “as medidas adequadas para o regresso seguro das celebrações litúrgicas. Uma das hipóteses é a medição da temperatura corporal dos participantes nas celebrações.
A reabertura de portas das basílicas papais acontece no preciso dia em que se assinala o centenário do nascimento de João Paulo II.
Itália iniciou, em 4 de maio, uma retoma gradual de algumas atividades económicas, após mais de dois meses de confinamento.
A Itália registou 242 óbitos associados ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, número ligeiramente inferior em relação aos dados de quinta-feira, totalizando desde o início da crise 31.610 vítimas mortais, divulgou esta sexta-feira a Proteção Civil italiana.
O país mantém a tendência de uma desaceleração nos novos casos de contágio.
Com o registo de 789 novos casos nas últimas 24 horas, o número total de infetados no país desde o início da pandemia é de 223.885.
O Vaticano regista 12 casos positivos, dois já recuperados e 10 ainda em tratamento.