30 out, 2020 - 11:21 • Olímpia Mairos
O bispo do Porto, D. Manuel Linda, considera que o atentado na catedral de Nice, em França, é o resultado dos "preconceitos" de europeus.
Na sua publicação, esta sexta-feira, na rede social Twitter, D. Manuel Linda afirma que “o atentado de ontem, na catedral de Nice, não é luta do Islão contra o Cristianismo”, explicando que é o resultado dos preconceitos daqueles europeus que, não só não fomentam o diálogo intercultural e inter-religioso, como até estão sempre de dedo em riste a acusar as religiões”.
"Evidentemente, condeno o atentado", reforça o bispo do Porto numa publicação divulgada a seguir.
"O que se quer afirmar na minha mensagem anterior é que um fanático não representa o Islão. Mas muitos que veem neste ato uma guerra religiosa são quem mais desvaloriza as religiões", destaca.
A posição do bispo do Porto é divulgada um dia depois do ataque que matou três pessoas, na basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Nice.
Também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou ontem a sua solidariedade às vítimas do atentado na Basílica de Notre-Dame, em Nice, condenando este “ato bárbaro”.
“Lamentamos e condenamos mais este ato bárbaro e violento que elimina vidas humanas e atinge a paz nessa região”, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia pelo Secretariado Geral da CEP.
Os bispos católicos dirigiram-se em particular à diocese de Nice e à Conferência Episcopal Francesa, rezando “pelas vítimas e seus familiares”.
O ataque com faca na cidade de Nice provocou três mortes. Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na Basílica de Notre-Dame, onde ocorreu o ataque; uma terceira vítima, gravemente ferida, morreu num estabelecimento comercial perto da igreja, onde se tinha refugiado.
O autor do ataque é um tunisino de 21 anos que chegou a França no dia 9 de outubro, vindo da Itália. Foi detido pela polícia e foi ferido a tiro com gravidade e transportado para o hospital.
As autoridades francesas detiveram, entretanto, um homem suspeito de ter contactado com o autor do ataque.
[Notícia atualizada às 9h30 de sábado, com publicação de esclarecimento de D. Manuel Linda]
"O ataque de hoje semeou a morte em um lugar de am(...)