17 nov, 2020 - 11:26 • Aura Miguel , Cristina Nascimento
O Cardeal Tolentino de Mendonça foi nomeado membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, uma das maiores congregações da Cúria Romana, que acompanha a vida da Igreja nos países de missão, à escala global.
A nomeação foi conhecida esta terça-feira.
A congregação é presidida pelo cardeal filipino Luis Antonio Tagle.
D. José mantém-se como Arquivista e Bibliotecário do Vaticano. A distribuição de cardeais por vários dicastérios é uma prática habitual da Santa Sé.
Entrevista a D. Tolentino Mendonça
D. Tolentino Mendonça acaba de lançar mais um livr(...)
D. José Tolentino Mendonça foi criado cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2019, tornando-se aos 54 anos o segundo membro mais jovem do colégio cardinalício, após o cardeal de Bangui (República Centro-Africana), Dieudonné Nzapalainga, de 52 anos.
É autor de numerosos livros pelos quais ficou conhecido nos mais diversos quadrantes sociais. O madeirense, arquivista do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, iniciou os estudos em Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em Teologia Bíblica.