04 dez, 2020 - 18:31 • Ana Lisboa
A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai acolher um concerto de Natal na noite de 24 para 25 de dezembro.
O anúncio foi feito pelo arcebispo da capital francesa num comunicado divulgado pela arquidiocese de Paris. Será o primeiro evento depois do grande incêndio em abril de 2019.
O concerto será oferecido pela Maîtrise Notre-Dame de Paris, uma instituição composta por quatro coros e que proporciona uma educação abrangente em canto coral e a solo, desde a iniciação até à formação profissional.
Os seus cantores, que em média davam cerca de 60 concertos por ano na Catedral, vão atuar pela primeira vez desde o incêndio naquele espaço, cujo teto se encontra ainda apoiado em escoras.
No comunicado, o Arcebispo francês explica que se trata de uma iniciativa "altamente simbólica para a Maîtrise Notre-Dame de Paris" e que vai decorrer "sob o signo da emoção e da esperança".
Sem público a assistir, por causa das medidas de saúde impostas pela Covid-19, o concerto será, contudo, transmitido pelo segundo canal da televisão pública, France 2 e pelo canal católico KTO antes e depois da Missa do Galo celebrada pelo Papa Francisco no Vaticano.