Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bispo do Porto defende “valorização dos carismas de todo o povo de Deus”

01 fev, 2021 - 10:40 • Henrique Cunha

D. Manuel Linda diz que "temos constituído a unidade a partir do nivelamento por baixo”, que “é de um empobrecimento espantoso”.

A+ / A-

O bispo do Porto considera “muito oportuno” o tema deste ano das Jornadas de Teologia da Católica Porto, que "anda muito à volta do programa pastoral" da diocese da cidade.

“Um só Corpo, um só Batismo. A Diversidade dos Carismas e a Construção da Comunhão” é o tema das jornadas, em cuja abertura D. Manuel Linda afirmou que "temos constituído a unidade a partir do nivelamento por baixo, do desinteresse, do fazer com que o carisma não se mostre".

No entender do bispo, “este nivelamento por baixo é de um empobrecimento espantoso" e "não pode ser mais assim". Na sua intervenção, o prelado lembrou que, "quando o Papa Francisco fala de sinodalidade, não anda muito longe da ideia de valorização dos carismas de todo o povo de Deus, não só da hierarquia, e fazer deles uma estrutura de unidade".

A abertura das jornadas contou ainda com a intervenção de Gonzalo Tejerina Arias, da Universidad Pontificia de Salamanca. O teólogo espanhol falou “De los desafíos de un mundo plural a la conciencia de la diversidad eclesial” e assegurou que “não há comunhão possível sem a pluralidade”.

As jornadas que vão decorrer até quarta-feira, em modo online, e contaram com uma saudação inicial de Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto – UCP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+