23 mar, 2021 - 10:30 • Olímpia Mairos
O Santuário de Fátima irá transmitir "online", pela primeira vez, todas as celebrações do tríduo pascal, incluindo a Oração da Agonia do Senhor, Laudes e Vésperas, para “mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima, em virtude da proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de março e 5 de abril”.
Em mensagem vídeo publicada no site do Santuário, o reitor padre Carlos Cabecinhas afirma que “este ano somos convidados a viver intensamente a Páscoa”.
“Este ano podemos participar e somos convidados a fazê-lo, mas não podemos fazer como fazíamos antes. Temos de ter todos os cuidados para garantir a segurança de todos aqui no Santuário”, assinala o padre Carlos Cabecinhas, assegurando que todos os espaços do Santuário “estão preparados para acolher com todas as medidas de segurança”.
O responsável pelo Santuário apela também à responsabilidade de todos, sublinhando que “a segurança depende do contributo de cada um e do cuidado de cada um”.
Apesar de todas as celebrações serem abertas à participação de todos os fiéis, em particular os residentes no concelho de Ourém, a Cova da Iria vai ligar-se ao mundo inteiro para permitir que todos os que queiram, possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã.
“Desta forma podemos viver intensamente a Páscoa. Esta celebração festiva que nos convida a contemplar a ação de Deus que é capaz de tirar vida onde nós só vemos morte”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, observando que “a celebração da Páscoa vem reforçar a nossa esperança e reforçar a nossa confiança nestes tempos conturbados que vivemos. Por isso vos convidamos a viver a Páscoa connosco de forma intensa”.
As celebrações transmitidas online, a partir da basílica da Santíssima Trindade, terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente a missa das 11h00 de Domingo de Ramos, a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18h00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00, a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00, e a missa de Páscoa, no domingo às 11h00.
Os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o país atravessa e, por isso, na Missa de domingo de Ramos, cada peregrino deverá levar o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no Santuário; na missa da Ceia do Senhor será omitido o gesto do lava-pé, sendo substituído por um gesto evocativo e na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual.
Ao contrário do que é costume no Santuário, a missa de Páscoa decorrerá na basílica da Santíssima Trindade, local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de verão, que entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 5 de abril.
Já este domingo, dia 21 de março, regressa a Oração de Vésperas, às 17h30, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.