22 jul, 2021 - 08:44 • Olímpia Mairos
O programa da viagem apostólica do Papa à Hungria e Eslováquia, entre 12 e 15 de setembro, deste ano, foi divulgado e inclui um encontro ecuménico e o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.
No dia da chegada, Francisco vai encontrar-se com o presidente húngaro e com o primeiro-ministro no Museu de Belas Artes de Budapeste, a que se segue, no mesmo local, uma reunião com bispos católicos e um encontro com representantes do Conselho Ecuménico das Igrejas e comunidades judaicas.
Às 11h30, o Papa vai presidir à Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, na Praça dos Heróis.
Depois, Francisco parte para Bratislava, na Eslováquia, onde vai promover um encontro ecuménico, pelas 16h30, na Nunciatura Apostólica. Uma hora mais tarde, manterá um encontro privado com membros da Companhia de Jesus (Jesuítas), na Nunciatura Apostólica de Bratislava.
A cerimónia oficial de boas-vindas está marcada para o dia 13 de setembro, às 09h25, no Palácio Presidencial em Bratislava, a que se segue uma visita de cortesia ao chefe de Estado eslovaco e o encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e o corpo diplomático.
Às 10h00, Francisco mantém um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no jardim do Palácio Presidencial de Bratislava, onde fará o seu segundo discurso no país.
Às 10h45, o Santo Padre vai encontrar-se com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral de São Martinho, em Bratislava.
À tarde, pelas 16h00, o Papa fará uma visita privada ao "Centro Belém", em Bratislava, seguindo-se um encontro com a Comunidade Judaica, na Praça Rybné námestie.
Às 18h00, Francisco recebe na Nunciatura Apostólica o presidente do Parlamento e, quinze minutos mais tarde, o primeiro-ministro.
Na terça-feira, dia 14 de setembro, o Santo Padre parte de avião, logo de manhã, para Košice, onde vai presidir à Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo.
De tarde, o Papa vai encontrar-se com a comunidade cigana, no bairro Lunik IX, a que se segue uma celebração com os jovens eslovacos, no Estádio Lokomotiva.
O último dia da viagem do Papa, no dia 15 de setembro, começa no Santuário Nacional de Sastin, que São João Paulo II visitou em 1995, com um momento de oração e a celebração da eucaristia.
A cerimónia de despedida, no Aeroporto Internacional de Bratislava, está marcada para as 13h30.