20 nov, 2021 - 14:51 • Ana Lisboa
A Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa em agosto de 2023, desafia os jovens de todo o mundo para uma corrida solidária que começa amanhã, domingo.
Além do caráter inovador, esta é uma corrida que alia a prática do exercício físico à dimensão solidária, tendo como objetivo angariar fundos para que milhares de jovens possam viver esta experiência única de participar numa Jornada Mundial da Juventude.
A WYD GLOBAL RACE é promovida pela organização da Jornada em parceria com uma empresa de eventos desportivos.
Vai decorrer em "formato digital, mas é um desafio a sairmos do sofá, como diz muitas vezes o Papa Francisco, a não ficar a ver a vida pela varanda", afirma Mariana Craveiro, responsável pelas redes internacionais da JMJ.
A inscrição pode ser feita no site lisboa2023.org, tem um custo de 4 euros e os participantes podem acompanhar a competição através da plataforma global e, inclusive, interagir com os outros.
Esta corrida solidária visa divulgar a Jornada Mundial da Juventude "ao nível nacional, para que os portugueses comecem a preparar para acolher os peregrinos que virão até Lisboa no verão de 2023. E também a nível internacional, porque esta é uma iniciativa à escala global e estamos a convidar aqui as pessoas de todo o mundo para que se envolvam neste caminho".
Outro propósito desta iniciativa é angariar fundos para suportar os custos com a realização deste grande evento que vai acolher milhares de jovens entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
Mariana Craveiro explica que "este acolhimento terá os seus gastos, quer na preparação” quer “depois na própria realização terá os seus custos. Portanto, esta angariação de fundos traz já aqui o propósito de cobrir estes gastos".
Quem quiser contribuir, pode fazê-lo de várias maneiras: "através da inscrição na corrida, pagando 4 euros. Mas para apoiar ou contribuir para a organização da JMJ, é possível fazê-lo na opção 'Ser Solidário' disponível no MB WAY, nas caixas multibanco selecionando JMJ Lisboa 2023".
Francisco deixa desafios às novas gerações de cató(...)