Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vaticano

Papa aprova criação de Fundação 'Fratelli Tutti' para promover diálogo cultural e religioso

16 dez, 2021 - 00:24 • Ecclesia

Fundação quer ajudar os turistas que passam por São Pedro, através de itinerários espirituais, culturais e artísticos, “favorecer a fraternidade e a amizade social entre Igrejas, diferentes religiões e entre crentes e não crentes”.

A+ / A-

O Papa aprovou esta quarta-feira a criação da Fundação ‘Fratelli Tutti’, no Vaticano, que visa promover o diálogo com culturas e outras religiões, a partir da encíclica assinada por Francisco em 2020.

O novo organismo “de religião e culto” nasceu dentro da ‘Fábrica de São Pedro’, cujo presidente, o cardeal Mauro Gambetti, vai dirigir a fundação.

“O objetivo é criar, em volta da Basílica de São Pedro e do abraço das Colunas de Bernini, iniciativas ligadas à espiritualidade, arte, educação e diálogo com o mundo”, escreveu Francisco.

Os objetivos da entidade estão definidos no artigo 3.º dos seus estatutos, com fins de “solidariedade, formação e difusão da arte, particularmente da arte sacra”.

A fundação quer ajudar os turistas que passam por São Pedro, através de itinerários espirituais, culturais e artísticos, “favorecer a fraternidade e a amizade social entre Igrejas, diferentes religiões e entre crentes e não crentes”.

Ainda esta quarta-feira, o Papa nomeou um comissário extraordinário para Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, monsenhor Rolandas Makrickas, com a missão de “cuidar da gestão económica e financeira do Cabido da Basílica, agravadas pela pandemia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+