Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Igreja. Novo Missal em português entra em vigor a 14 de abril

09 fev, 2022 - 12:34 • Ângela Roque

A nova tradução dos textos para a celebração da Missa foi aprovada pelos bispos portugueses em novembro de 2019, validada pelo Papa e confirmada pela Congregação para o Culto Divino em 2021.

A+ / A-

A nova edição do Missal Romano em português vai poder ser adotada a partir do próximo mês de abril, anunciou esta quarta-feira a Conferência Episcopal Portuguesa.

De acordo com a Nota Pastoral ‘Celebrar e viver melhor a Eucaristia’, enviada à Renascença, os novos textos foram preparados seguindo as indicações dos organismos próprios do Vaticano e tendo em conta “a experiência pastoral” consolidada em Portugal, e introduzem algumas alterações aos diálogos nas missas e às fórmulas sacramentais.

Segundo explica a Nota da CEP, “dispomos agora de maior variedade nas saudações, no ato penitencial, no convite à oração sobre as oblatas, na introdução ao Pai Nosso, nas fórmulas de despedida da assembleia no final da celebração”. A ideia é “quebrar rotinas”, porque “a novidade deve introduzir variedade”, tendo em vista uma “prece mais viva”.

"Esta edição para as celebrações da Missa em língua portuguesa deve ser considerada 'típica' para a Igreja peregrina em Portugal, oficial para o uso litúrgico, e poderá usar-se após a sua publicação, entrando em vigor a partir do dia 14 de abril de 2022, Quinta-Feira da Semana Santa", indica o documento, sublinhando que os novos textos “são oferecidos ao Povo de Deus num tempo de aprofundamento da reforma litúrgica que brotou do Concílio Vaticano II".

A nova versão do Missal Romano em português entra, assim, em vigor, mais de dois anos depois de ter sido aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa, o que aconteceu a 14 de novembro de 2019. Em janeiro de 2021 foi validada pelo Papa Francisco, e a 13 de outubro foi confirmada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Vianeque
    22 fev, 2022 Mocambique-mNampula 12:26
    O que tenho a dizer nao e comentario mais sim um pedido, eu gostaria de ter um missal gratis nao disponho valores financeiros. quem pode comprar para mim. aguardo a vossa boa vontade.
  • Qqq
    09 fev, 2022 Lisboa 13:23
    Continuar a alterar a missa não lembra a ninguém. Com todas estas mudanças a missa vai ficando irreconhecível. A novidade deve introduzir a variedade? Tentem a novidade de regressar à missa tradicional de séculos, reverente e respeitosa, na língua da Igreja, o Latim. Enquanto a missa for sendo alterada com esta ligeireza, o futuro da Igreja estará em risco.

Destaques V+