12 mai, 2022 - 17:54 • Aura Miguel com Redação
O Santuário de Fátima vai oferecer uma imagem de Nossa Senhora à catedral de Lviv, na Ucrânia, depois de ter decidido não satisfazer um pedido no sentido de que a imagem peregrina que lá se encontra ficasse em definitivo.
"O Santuário entendeu dar resposta negativa por uma questão de princípio. A imagem peregrina, por definição, é aquela que parte do Santuário e regressa ao Santuário", explicou o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.
"Decidimos oferecer uma imagem nova, idêntica à imagem peregrina, para que fique definitavamente na catedral de Lviv. Faremos a benção da imagem amanhã, no final da peregrinação", adiantou.
Os responsáveis de Fátima não sabem quanto mais tempo ficará a imagem peregrina em Lviv: "Será o tempo que as autoridades religiosas entenderem oportuno e necessário."
Na Cova da Iria, é visível ao final da tarde forte adesão de peregrinos, que se preparam para as celebrações da primeira grande peregrinação aniversária do ano.
O Santuário saúda o aumento de grupos organizados do país e do estrangeiro como não se verificava desde 2019, mas o padre Carlos Cabecinhas, alerta, no entanto, para o uso preventivo da máscara, porque "a queda de restrições não significa menor responsabilidade".
"Alegramo-nos por podermos celebrar a peregrinação de maio sem as restrições a que estávamos sujeitos, mas não sentimos menor responsabilidade e continuamos a sugerir aos peregrinos o uso de máscara, em especial nos locais de maior concentração de pessoas", reforçou o padre Cabecinhas.