Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Papa assinala esta terça-feira memória de São João XXIII

11 out, 2022 - 09:20 • Henrique Cunha

O pontífice acompanhou a primeira sessão do Concílio no Outono de 1962 e o seu pontificado é considerado “absolutamente essencial”.

A+ / A-

A celebração eucarística vai decorrer na Basílica de São Pedro e assinala também os 60 anos de aniversário do início do Concílio Vaticano II.

O padre Adélio Abreu, professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa, diz à Renascença que o Pontificado de João XXIII "é absolutamente essencial".

O sacerdote sublinha que “a figura do Papa João XXIII é muito importante na vida da Igreja contemporânea, na vida da Igreja do Século XX. É um pontificado imprevisto. Entendido ao tempo como um pontificado de transição atendendo à sua idade avançada acabou por ser um pontificado absolutamente essencial em resultado precisamente da convocação do Concilio que ele acompanha na sua primeira sessão”.

O professor de História da Igreja lembra que “João XXIII ainda acompanhou a primeira sessão do Concílio no Outono de 1962”.

De acordo com o padre Adélio Abreu, João XXIII percebeu a necessidade de a Igreja de se adaptar. Nas palavras do sacerdote “a Igreja precisava de fazer um Concilio, precisava de se pôr em dia, de fazer concretamente o tal «aggiornamento», pois “a Igreja desde o Seculo XIX vinha a viver com algum divórcio com o tempo presente, ou seja, com o seu presente. Vinha habitualmente a viver numa atitude defensiva. Por um lado, a sofrer as investidas da modernidade, particularmente a partir do iluminismo. Mas por outro lado com muita dificuldade em dialogar com esta modernidade".

O Papa João XXIII (Angelo Roncalli) liderou a Igreja Católica entre 1958 e 1963 e foi canonizado em abril de 2014.

Angelo Giuseppe Ronacalli nasceu no dia 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália).

Depois da morte de Pio XII, foi eleito Papa a 28 de outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. De forma surpreendente decidiu convocar um concílio - O Concílio Vaticano II.

O Papa João XXIII faleceu a 3 de junho de 1963 e foi beatificado em setembro de 2000, por João Paulo II, que mais tarde haveria também de ser canonizado com ele.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+