Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sé do Porto. Concerto a quatro mãos e quatro pés assinala aniversário de Órgão de Tubos

14 out, 2022 - 11:36 • Henrique Cunha , Teresa Paula Costa

O concerto é gratuito e será transmitido de forma que todos possam ver o desempenho dos organistas. A iniciativa é do Cabido Portucalense.

A+ / A-

O 37.º aniversário do Órgão de Tubos da Sé do Porto será assinalado a 19 de outubro, às 21h30, com um concerto a quatro mãos e quatro pés, a cargo dos organistas Gregório Gomes e Samuel Pinto. A iniciativa é do Cabido Portucalense.

De acordo com os organizadores, “os concertos a quatro mãos e quatro pés são acontecimentos relativamente raros de acontecer pelo que será uma excelente oportunidade para o público assistir a um concerto com um reportório muito diversificado para quatro mãos e quatro pés”.

O Cabido Portucalense informa que “para que possam ver os dois organistas a tocar, irá ser transmitida a imagem dos organistas para todo o público”.

Com entrada gratuita, o concerto contará com obras de compositores como J. S. Bach, Kühne, A. Hesse, P. Cogen, R. Ampt, J. Langlais.

Foi graças ao esforço do Cónego António Ferreira dos Santos que o grande Órgão de Tubos da Sé do Porto foi construído e instalado em 1985 pelo organeiro Georg Jann.

Segundo a organização do evento, este acontecimento foi um marco de uma extrema importância para a cidade do Porto que com a ajuda do Cónego Ferreira dos Santos impulsionou uma corrente de formação de novos organistas e ao mesmo tempo levou à construção de novos instrumentos para várias igrejas da Cidade do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+