09 dez, 2022 - 13:39 • Liliana Monteiro
"A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti" é o nome da campanha destinada a jovens, e não só, que queiram ser voluntários na Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), uma figura muito importante para um encontro que tem participações à escala mundial e precisa de ter uma organização no terreno a várias mãos.
Para Margarida Manaia, diretora de Acolhimento e Voluntariado da JMJ Lisboa 2023, “os voluntários são fundamentais na JMJ, porque participam ativamente na sua construção, mas sobretudo porque cada voluntário, com a sua alegria, generosidade, vontade de servir e acolher todos é a 'cara' da própria JMJ! Será seguramente uma experiência inesquecível para cada voluntário”.
Serão os voluntários quem terá em mãos o acolhimento dos jovens e a realização de diversas iniciativas que acontecem durante o maior encontro da juventude com o Papa que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto do próximo ano.
Nesta altura há cerca de 20 voluntários de longa d(...)
Para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos à data de 23 de julho de 2023 e ter disponibilidade total para acompanhar a Jornada entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023, em Lisboa.
A campanha será divulgada não só em Portugal, mas também a nível internacional nas redes sociais da JMJ Lisboa 2023.
Com uma imagem gráfica jovial e protagonizada por jovens voluntários, a campanha "A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti" pretende sensibilizar voluntários de curta duração para apoiar a organização durante o encontro, procurando mobilizar entre 20 a 30 mil voluntários.
Estes voluntários de curta duração deverão ter disponibilidade para duas semanas de serviço (a do encontro e a anterior), sendo que a primeira semana será de formação e a segunda o encontro propriamente dito.
Ana Alves, Diretora de Comunicação da JMJ Lisboa explica que o objetivo desta campanha é sensibilizar, em Portugal e no mundo inteiro, aqueles que pretendam inscrever-se como voluntários.
Quem se pretenda candidatar a voluntário da JMJ Lisboa 2023 poderá fazê-lo através do https://www.lisboa2023.org/pt/participar.