31 dez, 2022 - 15:23 • Ricardo Vieira
Leia também:
O Papa Emérito Bento XVI, que morreu este sábado aos 95 anos, foi nobre e bondoso", declarou o Papa Francisco.
“Falando de gentileza, neste momento o meu pensamento vai espontaneamente para o caríssimo Papa Bento XVI, que nos deixou esta manhã. Com comoção recordamos a sua pessoa tão nobre e tão gentil”, declarou Francisco, que presidiu à celebração das Vésperas e Te Deum.
O Papa manifesta gratidão pelo trabalho e sacrifício de Bento XVI em nome da Igreja Católica.
“Sentimos no coração tanta gratidão: Gratidão a Deus por tê-lo dado à Igreja e ao Mundo; gratidão a ele, por todo o bem que cumpriu, e sobretudo pelo seu testemunho de fé e oração especialmente nestes últimos anos de vida retirada", afirmou Francisco.
“Só Deus conhece o valor e a força da sua interseção, dos seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja”, sublinhou o Papa.
No final da oração, Francisco atravessou a Praça de S. Pedro e saudou os fiéis, nesta véspera de ano novo e dia da morte de Bento XVI.
O Papa Emérito Bento XVI morreu este sábado, 31 de dezembro, às 9h34, anunciou o Vaticano. Tinha 95 anos. Foi o primeiro pontífice católico a completar essa idade.
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, refere o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro, avança o Vatican News. O funeral está marcado para 5 de janeiro.