Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caso Emanuela Orlandi. Aberta investigação ao desaparecimento de filha de empregado do Vaticano

10 jan, 2023 - 00:07 • João Malheiro

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983 e recentemente o caso foi recordado num documentário da Netflix.

A+ / A-

O Vaticano abriu uma investigação sobre o caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi.

A jovem adolescente, filha de um funcionário do Vaticano, desapareceu no dia 22 de junho de 1983.

A decisão surge na sequência de vários pedidos da família da adolescente desaparecida.

O diretor do gabinete de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou esta segunda-feira que o promotor de Justiça do Vaticano, Alessandro Diddi, confirmou a decisão de reabertura da investigação, indica o site Vatican News.

Em julho de 2019, o Vaticano anunciou a reabertura de dois túmulos no Campo Santo Teutónico, como resposta ao pedido da família de Emanuela Orlandi, mas o corpo da jovem não foi encontrado.

A Santa Sé informou na altura que nas escavações, tanto dentro dos muros do Vaticano, como na sede da Nunciatura na Itália, não foi encontrada “nenhuma estrutura óssea que remonte a um período posterior” ao final do século XIX.

Em abril de 2020, a Justiça do Vaticano determinou o arquivamento do caso que investigou os restos mortais encontrados no Campo Santo Teutónico, descartando qualquer relação com o desaparecimento de Emanuela Orlandi.

O caso foi aberto no verão de 2019 com a denúncia dos familiares da jovem, que indicava uma sepultura do Campo Santo Teutónico, no interior do Estado da Cidade do Vaticano, alegando que a mesma seria o túmulo de Emanuela.

Apesar do encerramento, a Justiça do Vaticano deixou à família Orlandi a possibilidade “de proceder, de maneira privada, a outras verificações adicionais sobre alguns fragmentos já encontrados e protegidos, em recipientes selados”.

Agora, foi reaberta a investigação sobre o caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi, que recentemente foi recordado por um documentário da Netflix “Vatican Girl: The Disappearance of Emanuela Orlandi”.

Emanuela Orlandi desapareceu misteriosamente em junho de 1983, depois de ter saído de casa para ir às aulas de música.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+