Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vaticano. Isabel Capeloa Gil nomeada consultora do Dicastério para a Cultura e Educação

18 fev, 2023 - 15:03 • Ecclesia

A reitora da Universidade Católica era já consultora da Congregação para a Educação Católica. O Dicastério para a Cultura e a Educação tem como prefeito, desde setembro de 2022, o cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

A+ / A-

O Papa Francisco nomeou Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), como consultora do Dicastério para a Cultura e Educação.

A nomeação foi enviada à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que indica a nomeação da também Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas como consultora, entre outras nomeações para membros do Dicastério.

Isabel Capeloa Gil era já consultora da Congregação para a Educação Católica que, com a reforma da Cúria, deu lugar a um novo organismo, o Dicastério para a Cultura e a Educação, cujo prefeito é, desde setembro de 2022, o cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

O organismo nasceu com a publicação da constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, a 19 de março de 2022, e assume as missões anteriormente confiadas à Congregação para a Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura.

Isabel Capeloa Gil é a sexta reitora da Universidade Católica Portuguesa, sendo Professora catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, tendo tomado posse em outubro de 2016; desde 2018 é também Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+