Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coroação Pontificia de Nossa Senhora da Soledade

Cardeal Tolentino Mendonça será enviado do Papa a Mafra

15 jul, 2023 - 11:00 • Aura Miguel com Redação

Celebração foi marcada para 17 de setembro.

A+ / A-

D. José Tolentino Mendonça será o cardeal-legado - o enviado do Papa Francisco - à Coroação Pontificia de Nossa Senhora da Soledade, em Mafra, celebração que acaba de ser marcada para 17 de Setembro.

A informação é avançada este sábado pelo boletim da sala de imprensa da Santa Sé.

Tiago Henriques, escrivão da Real e Venerável Irmandade do Santissimo Sacramento de Mafra, reage com surpresa, considerando que a escolha do cardeal Tolentino Mendonça é "um presente" do Papa.

"A irmandade está muito surpreendida com este presente que o Santo Padre nos fez, principalmente por se tratar do cardeal Mendonça, que é um português que todos apreciamos", diz à Renascença.

"Não esperávamos esta nomeação porque não existe uma nomeação de um cardeal legado para uma coroação canónica em Portugal desde 1946. A última imagem a receber este privilégio foi a imagem de nossa Senhora de Fátima, a pedido, na altura, do bispo de Leiria", sublinha Tiago Henriques,

"Para nós é um grande privilégio, para além da concessão da coroação canónica, o envio de um legado pontifício para exercer a função no dia da coroação, em Setembro."

Nestas declarações à Renascença, o responsável da Irmandade do Santissimo Sacramento de Mafra diz que na véspera da missa da coroação "haverá vésperas solenes na Basílica com os seis órgãos, e irá ser tocada música que não é tocada desde invasões francesas, música que estava guardada na biblioteca do Palácio e que foi transcrita propositadamente para as vésperas que também vão ser presididas pelo cardeal Tolentino Mendonça".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+