Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

JMJ: Governo autoriza 3,3 milhões para passe dos peregrinos

21 jul, 2023 - 23:45 • Lusa

Verba é autorizada considerando que a Jornada Mundial da Juventude tem a potencialidade de ser o maior evento realizado em Portugal, refere o ministro do Ambiente.

A+ / A-

O Governo autorizou até 3,3 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiamento da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) para apoiar a compra de títulos de transporte público para peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, por despacho publicado esta sexta-feira, determina a atribuição deste financiamento "no valor máximo" de 3,3 milhões de euros, a concretizar mediante protocolo de colaboração técnica e financeira a celebrar entre a TML e o Fundo Ambiental, para apoiar a aquisição dos passes.

Esta verba, explica o governante, é autorizada considerando que a JMJ, a decorrer entre 1 e 6 de agosto, tem a potencialidade de ser o maior evento realizado em Portugal.

"E perspetivando-se um fluxo anormalmente elevado de pessoas, importa incentivar a adoção de padrões de mobilidade mais sustentável, promovendo, designadamente, a utilização dos transportes públicos coletivos", escreve no despacho.

O diploma foi publicado uma semana depois de o coordenador do Grupo de Projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, anunciar o passe dos peregrinos que se inscreverem para a JMJ, que vai ser incluído nos "kits" que vão receber.

"Vamos ter passes específicos para esta semana", disse Sá Fernandes, explicando que o objetivo da medida é "evitar um excedente de filas" e "dar um incentivo para se andar nos transportes públicos".

Os passes servem para os dias em que os peregrinos estiverem inscritos e podem ser usados em todos os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, de 1 a 6 de agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+