Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Enorme alegria e esperança". ​D. Roberto Mariz ordenado bispo

23 jul, 2023 - 09:00 • Isabel Pacheco

O até agora ecónomo da Arquidiocese de Braga vai ser bispo auxiliar na Diocese do Porto.

A+ / A-

A ordenação episcopal de D. Roberto Mariz, bispo auxiliar eleito para a Diocese do Porto, realiza-se este domingo, em Braga. A cerimónia está marcada para as 16h00, na sé catedral

Em declarações à Renascença, o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, sublinha o “dom da graça” da nomeação de D. Roberto Mariz, de 49 anos, para bispo auxiliar da Diocese do Porto.

“É com enorme alegria e esperança que participamos em todo este caminho da nomeação e da escolha que o Papa Francisco fez de um membro do nosso presbitério da Arquidiocese de Braga, o D. Roberto Rosmaninho Mariz, e que no domingo, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no pórtico da Jornada Mundial da Juventude nos Dias das Dioceses e depois em Lisboa, tudo isto tem um significado muito especial porque apela ao diálogo intergeracional e apelo ao acolhimento da graça”, afirma D. José Cordeiro.

A ordenação episcopal do, até agora, ecónomo ou administrador de bens da Arquidiocese bracarense acontece, este domingo, na Sé Catedral de Braga.

D. José Cordeiro destaca o simbolismo da data: “Exatamente no mesmo dia em que foi conhecida publicamente a nomeação de D. Roberto, foi também o pedido para novo colaborador como bispo auxiliar [do Porto], depois da saída do senhor D. Nuno Almeida para Bragança-Miranda”.

O arcebispo de Braga revela que já pediu ao Papa Francisco a nomeação de um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Braga.

Depois da nomeação de D. Nuno Almeida para bispo da Diocese de Bragança-Miranda, a Arquidiocese de Braga conta com D. Delfim Gomes como bispo auxiliar.

“Aguardamos a generosidade do Papa Francisco para a Arquidiocese, porque dada a sua dimensão e o trabalho que temos, esperamos que essa generosidade aconteça e não pomos limites à generosidade”, sublinha D. José Cordeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+