24 jul, 2023 - 17:15 • Teresa Paula Costa
Mais de 67 mil peregrinos, provenientes de mais de 120 países e cinco continentes, participam no encontro Os Dias nas Dioceses (DND), que decorre de 26 a 31 de julho antecedendo a realização da Jornada Mundial da Juventude, anunciou nesta segunda-feira a organização da JMJ.
“A mobilização de jovens de todo o mundo demonstra a capacidade de acolhimento do país e a dedicação da população para a organização da JMJ Lisboa 2023”, diz a organização num comunicado enviado à Renascença.
Os Dias nas Dioceses vão envolver 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, nomeadamente: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Da Europa, os peregrinos chegam de países com tradição na JMJ e que já receberam este encontro com o Papa, como Espanha, França, Itália, Polónia, a Alemanha, mas também da Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e da Escócia.
De África destacam-se os Países Lusófonos, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, mas viajam também do Brasil e de Timor-Leste.
América, Ásia e Oceânia, são outros continentes de onde viajam jovens, que trazem a multiplicidade de línguas e culturas e também ritos cristãos, que vão estar representados com países como Arábia Saudita, Bahrain, Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Polinésia Francesa, Honduras, India, Iraque, Jamaica, Malásia, Mauritânia, Nepal, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquemenistão, Venezuela e Zimbabué.
A Jornada Mundial da Juventude decorre de 1 a 6 de agosto numa área pertencente aos concelhos de Lisboa e Loures e contará com a presença do Papa Francisco nos dois últimos dias, estimando-se a participação de perto de um milhão de jovens.