31 jul, 2023 - 20:35 • Teresa Paula Costa
Milhares de jovens peregrinos deslocaram-se esta segunda-feira ao Santuário de Fátima, antes de prosseguirem viagem até Lisboa onde participarão, a partir de terça-feira, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023).
Nuno Oliveira veio de Romariz, Santa Maria da Feira, com mais de uma centena de jovens da localidade e outros franceses, italianos e espanhóis, que tinham passado os Dias nas Dioceses na região.
Em Fátima, confessou que esta está a ser uma experiência única.
“Está a ser uma boa experiência para todos, para conhecermos outras pessoas e aproximarmo-nos dos outros. Também para conhecer novas culturas e fazer novos amigos.”
Já Abigail Pereira diz que a experiência “está a ser divertida.” “É um momento para renovarmos a nossa fé e para nos conhecermos melhor uns aos outros e para ver o Papa”.
Em casa do Rafael Costa ficaram dois peregrinos espanhóis. O jovem afirmou que o contacto com os espanhóis tem sido muito “especial, porque são pessoas muito simpáticas e humildes”.
De mais longe, de Belém do Pará, no Brasil, veio um grupo de jovens peregrinos. Como muitos outros, iam a entrar no recinto do Santuário de Fátima, quando a Renascença os interpelou.
Cileine Ribeiro disse estar muito entusiasmada porque “é uma devoção muito importante da fé católica e sempre tivemos vontade de conhecer o lugar da aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos”.
No grupo vinha também o Lucas, de 20 anos, que confessou sentir “muitas emoções porque é a primeira vez que venho a Fátima, um dos maiores locais de devoção a Nossa Senhora no mundo”.
No recinto da Cova da Iria, milhares de jovens assistiram à celebração da missa.
De saída estava um grupo de jovens do Panamá.
Auel Cedenho reconheceu que “foi maravilhoso vir ao santuário”, pois “deu-nos muita fé e ajudou-nos a identificar-nos com tudo o que nos oferecem aqui em Fátima e a história por detrás das aparições da Virgem”.
Desde que começaram os Dias nas Dioceses, Fátima tem recebido um maior movimento de peregrinos, que atingiu o seu auge nesta segunda-feira, véspera da Jornada Mundial da Juventude.
Aos jovens que se deslocaram esta segunda-feira à Cova da Iria juntaram-se emigrantes portugueses que já se encontram de férias em Portugal.
A Jornada Mundial da Juventude começa nesta terça-feira, 1 de agosto, numa área pertencente aos concelhos de Lisboa e Loures, prolongando-se até 6 de agosto.
Esperando-se a presença de um milhão de jovens, a JMJ contará com a presença do Papa Francisco de 2 a 6 de agosto, sendo que, no dia 5 de agosto, Francisco irá a Fátima rezar na Capelinha das Aparições.