Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude 2023

Oeiras. Câmara manda retirar cartaz sobre abusos sexuais na Igreja

02 ago, 2023 - 16:12 • Tomás Anjinho Chagas

"No Município de Oeiras toda a publicidade ilegal é retirada", diz autarquia à Renascença.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Oeiras confirma à Renascença que mandou retirar o cartaz que foi colocado por um conjunto de cidadãos e que tinha o número de menores que podem ter sido abusados sexualmente no seio da Igreja Católica em Portugal, segundo o relatório da Comissão Independente.

"No Município de Oeiras toda a publicidade ilegal é retirada, neste e em todos os casos", responde o gabinete de Isaltino Morais à Renascença. Apesar disso, a autarquia de Oeiras não explica qual é a cobertura legal desta ação, tal como foi questionado.

Segundo o relatório divulgado em fevereiro deste ano, elaborado pela Comissão Independente, foram recebidos 512 testemunhas válidas que denunciavam abusos sexuais de menores no seio da Igreja Católica. O relatório extrapolou os números e calculou que mais de 4.800 crianças podem ter sido vítimas.

O cartaz, como pode ser visto em baixo, continha esse número, e vários pontinhos. Cada ponto representa uma possível vítima.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João A. Lopes
    08 ago, 2023 Porto 11:52
    A Câmara Municipal de Oeiras confirmou à Renascença que mandou retirar o cartaz que foi colocado por um conjunto de cidadãos e que tinha o número de menores que podem ter sido abusados sexualmente no seio da Igreja Católica em Portugal, segundo o relatório da Comissão Independente. Parece-me sensato que se "No Município de Oeiras toda a publicidade ilegal é retirada, neste e em todos os casos", também seja retirada. Os autores do cartaz esconderam-se...medrosamente!
  • ze
    02 ago, 2023 aldeia 17:56
    tentar esconder a verdade a todo o custo.é assim a democracia?

Destaques V+