Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vaticano

Francisco chama católicos a "opor a caridade à força das armas"

10 set, 2023 - 12:37 • Aura Miguel com Redação

Família Ulma, incluindo os sete filhos menores, foi morta pelos nazis na Polónia após dar refúgio a alguns judeus perseguidos.

A+ / A-

O Papa Francisco chamou este domingo os católicos a "opor a força das armas com a da caridade", e apelou à orações pela "atormentada Ucrânia".

No final do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa pediu um aplauso para José e Vitória Ulma que, com os seus sete filhos menores, foram este domingo beatificados em Markowa, na Polónia.

“Uma família inteira exterminada pelos nazis a 24 de Março de 1944 por terem dado refúgio a alguns judeus perseguidos”, recordou Francisco. “Opuseram-se ao ódio e à violência que caracterizaram aquela época com o amor evangélico. Que esta família polaca, que representou um raio de luz nas trevas da Segunda Guerra Mundial, possa ser um modelo a imitar por todos no desejo do bem e no serviço aos necessitados”.

O Santo Padre pediu ainda a todos que sigam o exemplo dos novos mártires. “Sintamo-nos chamados a opor a força das armas com a da caridade, a retórica da violência com a tenacidade da oração", pediu, apelando a que os católicos o façam "sobretudo por muitos países que sofrem com a guerra; de modo especial, intensifiquemos as nossas orações pela atormentada Ucrânia, que está a sofrer tanto".

Antes da oração do Ângelus, o Papa refletiu sobre o Evangelho deste domingo, que incentiva a correção fraterna, e pediu "ajuda concreta" para os habitantes de Marrocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+