13 set, 2023 - 00:00 • Teresa Paula Costa
O bispo de Angra pediu nesta noite de terça-feira em Fátima orações pela paz.
Perante milhares de peregrinos que assistiram às celebrações da peregrinação de setembro, D. Armando Esteves Domingues destacou a importância da oração para se alcançar a paz.
A paz não se constrói co palavras bonitas e grandes discursos feitos por pessoas importantes, por ventura, diante de ilustres senhores do mundo", disse o bispo.
"A paz é como uma semente que germina em homens novos, moldados na oração e na luz do Evangelho, no Terço e na vela acesa".
Lembrando que, em setembro de 1917, Nossa Senhora pedia aos pastorinhos para continuarem a rezar o terço para alcançarem o fim da guerra, D. Armando Esteves Domingues pediu "que nenhuma cruz nos roube a paz",
"Peçamos igualmente a paz para a Ucrânia e todos os países em guerra", afirmou o prelado, especialmente "a paz para as vítimas do terramoto em Marrocos e as inundações na Líbia".
Defendendo que a "Igreja somos todos nós", o bispo disse que "implicar-se nesta saída da Igreja, ir ao encontro dos outros para fazer caminho juntos, ser dom para os outros sem esperar recompensa deve ser lema de todo o batizado".
Nestas celebrações de 12 de setembro participaram alguns milhares de peregrinos portugueses e estrangeiros.
Um total de 40 grupos inscreveu-se nos serviços do santuário, sobretudo vindos de Itália e da Polónia.