Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

D. Américo Aguiar. Quem é o novo cardeal português?

09 jul, 2023 - 13:30 • André Rodrigues

Papa Francisco anunciou este domingo que o bispo auxiliar de Lisboa e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia vai ser nomeado cardeal.

A+ / A-

Veja também:


“Não sabia que o meu lema episcopal ia ter tantas consequências práticas”. Foi com esta afirmação que, em março de 2019, D. Américo Aguiar assumiu funções como bispo auxiliar de Lisboa. “Ainda muito baralhado”, dizia aos jornalistas que o abordaram no final da cerimónia realizada na igreja da Trindade, no Porto, na diocese onde serviu a maior parte do tempo.

D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos.

Entrou para o Seminário Maior do Porto aos 22 anos de idade e foi ordenado padre em 2001.

Serviu na paróquia de São Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã, no Porto entre 2001 e 2002 para, logo de seguida, assumir o cargo de assistente regional do Corpo Nacional de Escutas até 2008.

D. Américo Aguiar nomeado cardeal. "É uma homenagem à juventude portuguesa", diz bispo
D. Américo Aguiar nomeado cardeal. "É uma homenagem à juventude portuguesa", diz bispo

Foi no Paço Episcopal do Porto que passou a maior parte do seu tempo ao serviço da Igreja: dirigiu o departamento de comunicação da Diocese entre 2002 e 2015 e foi, também, Vigário-Geral, Chefe de Gabinete dos bispos do Porto – D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos - e Capelão Mor da Misericórdia do Porto.

Durante esse período acumulou também a vice-reitoria do Santuário de Santa Rita em Ermesinde, entre 2007 e 2015 e foi, ainda, pároco da Sé do Porto entre 2014 e 2015.

D. Américo Aguiar foi também presidente da Irmandade dos Clérigos entre 2011 e 2020 e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Até que, em março de 2019, o Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa.

D. Américo Aguiar quer “o continente da esperança presente em Portugal” na JMJ 2023
D. Américo Aguiar quer “o continente da esperança presente em Portugal” na JMJ 2023

Atualmente, D. Américo Aguiar, é Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e está também à frente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Prestes a completar 50 anos de idade, D. Américo Aguiar entra para o Colégio Cardinalício.

O anúncio foi feito via Twitter pelo canal Vatican News e, também, de viva-voz pelo Papa Francisco, este domingo, após a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro.

A nomeação acontece a 30 de setembro, num consistório para a criação de 21 novos cardeais.

D. Américo Aguiar ordenado bispo. "Sempre me senti bem a fazer pontes"
D. Américo Aguiar ordenado bispo. "Sempre me senti bem a fazer pontes"
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando Eiras
    01 ago, 2023 Entroncamento 21:09
    D. Américo Aguiar: Portugal está em festa. Peça aos portugueses que recuperem as bandeirinhas do euro 2004 e coloquem-nas de novo nos carros e janelas de casa. Naquele evento foi uma imagem extraordinária de alegria e entusiasmo de todos. Vamos repetir esse momento. Todos com uma bandeirinha no carro e na janela de casa. Tudo Bom. Cumprimentos. Armando Eiras. areiras@gmail.com
  • Artur Norton
    10 jul, 2023 Vila do Conde 10:38
    Grande Graça para Portugal a nomeação de D Américo para o Colégio Cardinanicio.Depois de tantas notícias que avalaram a Igreja Portuguesa tivemos esta grande Graça. Quando soube na novidade estava no encontro mensal da Fraternidade Franciscana de Vila do Conde e a notícia divulgada por um irmão presente foi acompanhada esponta eamente por uma salva de palmas de todos os presentes..Agradeco ao Santo Padre esta nomeacao e Oro ao Divino Espírito Santo para que o ilumine em toda a sua vida.
  • Albino de Sousa Pedr
    09 jul, 2023 Ermesinde 20:42
    A Igreja tem atravessado algumas dificuldades e nem sempre comunica bem. Exemplo disso sao os recentes acontecimentos ligados aos abusos de menores. Mas a grandeza deste Papa Francisco e a sua forma de comunicar fez e vai continuar a fazer a diferença. Por esta razão e tendo acompanhado de perto o percurso de D.Américo Aguiar nos Escuteiros, na S.ta Rita e agora na JMJ, nao fiquei nada surprendido com a sua nomeação. É sinal de renovação de outra forma de abordar a fé de estar na Igreja, mas sendo deste tempo. Claro que pessoalmente fiquei feliz e desejo o melhor do Mundo a D. Americo Aguiar. O Mundo conta consigo. Albino Pedro.

Destaques V+