Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Porto-Lisboa-Setúbal. Conheça o percurso de D. Américo Aguiar

21 set, 2023 - 11:00 • André Rodrigues e Ricardo Vieira

D. Américo Aguiar foi esta quinta-feira nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco.

A+ / A-

Depois das dioceses de Porto e Lisboa e da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o futuro cardeal abraça uma nova missão. D. Américo Aguiar foi escolhido para bispo de Setúbal.

O também presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos.

Entrou para o Seminário Maior do Porto aos 22 anos de idade e foi ordenado padre em 2001.

Serviu na paróquia de São Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã, no Porto, entre 2001 e 2002 para, logo de seguida, assumir o cargo de assistente regional do Corpo Nacional de Escutas até 2008.

D. Américo ao lado do Papa. "Igreja para todos" é o "caminho a fazer"
D. Américo ao lado do Papa. "Igreja para todos" é o "caminho a fazer"

Foi no Paço Episcopal do Porto que passou a maior parte do seu tempo ao serviço da Igreja: dirigiu o departamento de comunicação da Diocese entre 2002 e 2015 e foi, também, vigário-geral, chefe de gabinete dos bispos do Porto – D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos - e capelão mor da Misericórdia do Porto.

Durante esse período acumulou também a vice-reitoria do Santuário de Santa Rita em Ermesinde, entre 2007 e 2015 e foi, ainda, pároco da Sé do Porto entre 2014 e 2015.

D. Américo Aguiar foi também presidente da Irmandade dos Clérigos, entre 2011 e 2020, e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Até que, em março de 2019, o Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa.

104 horas em 104 segundos. Os melhores momentos do Papa na JMJ
104 horas em 104 segundos. Os melhores momentos do Papa na JMJ

Atualmente, D. Américo Aguiar, é presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Lidera a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa (JMJ 2023), o mega-acontecimento da Igreja Católica que contou com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas, entre 1 e 6 de agosto.

No Patriarcado de Lisboa, foi também coordenador da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, e lidou com a resposta aos casos de abusos, até março de 2023, quando foi substituído por Souto Moura.

A poucas semanas da JMJ, no dia 9 de julho, o prelado português foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É uma "homenagem à juventude portuguesa", declarou na altura.

D. Américo Aguiar recebe o barrete cardinalício num consistório marcado para 30 de setembro, no Vaticano.

Aos 49 anos de idade, o novo bispo de Setúbal será o segundo cardeal mais novo em funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+