30 set, 2023 - 08:45 • Redação
D. Américo Aguiar já foi criado cardeal pelo Papa Francisco, numa cerimónia este sábado no Vaticano, ficando Portugal com seis cardeais atualmente. O novo cardeal é o sétimo do século XXI e o quarto a ser criado no atual pontificado.
Na cerimónia, o Papa pediu a D. Américo que "não se esqueça dos pobres" e atribuiu-lhe como igreja titular em Roma a Igreja de Santo António de Pádua na Via Merulana, perto da Basilica de Latrão. Esta foi a igreja do Cardeal António Ribeiro e do recém falecido cardeal Hummes, do Brasil, que inspirou o Papa a chamar-se Francisco.
Recorde a cerimónia, na praça de São Pedro, no Vaticano.
Antes da cerimónia, aos jornalistas, o bispo de Setúbal disse que ser chamado pelo Papa "significa que quer que eu dê colaboração nestas circunstâncias, que são as minhas circunstâncias, e disso não me dispensarei de fazer, com limitações, mas também com aquilo que pode ser a diversidade da presença de mais velhos e mais novos, com mais experiência”.
“O Papa pode ter pensado ou pode ter refletido naquilo que foi a preparação da Jornada e a Jornada Mundial da Juventude propriamente dita”, considerou. D. Américo Aguiar diz que a possibilidade participar, no futuro, na eleição do próximo Papa será "uma experiência única.
Papa Francisco anunciou este domingo a nomeação de(...)
Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar torna-se no segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício. Além de D. Américo Aguiar foram criados 20 novos cardeais este sábado.
Portugal passa a ter assim seis cardeais no ativo. Para lá de Américo Aguiar, o país tem também D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino Mendonça no Colégio Cardinalício.
Ainda este século, D. José Policarpo foi criado cardeal em 2011. Faleceu, em 2014, aos 78 anos.
A nomeação do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi anunciada a 9 de julho. Já a 21 de setembro, o Papa nomeou o então auxiliar de Lisboa como novo bispo de Setúbal.
O Governo português esteve representado pela ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
Papa Francisco anunciou este domingo que o bispo a(...)