Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alterações climáticas

“Este é o tempo da ação e do envolvimento de todos”, defende Comissão Justiça e Paz

23 out, 2023 - 11:38 • Olímpia Mairos

Numa nota sobre a "Laudate Deum" do Papa Francisco, a CNJP apela a “todas as mulheres e homens de boa vontade a que se empenhem na promoção de um diálogo sério, acolhendo o contributo e a reflexão das várias sabedorias e racionalidades com que se pode e deve pensar o cuidado da casa comum e a condição humana”.

A+ / A-

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apela ao envolvimento de todos no combate às alterações climáticas, defendendo que “este é o tempo da ação e envolvimento de todos”.

Numa nota sobre a Exortação Apostólica "Laudate Deum" do Papa Francisco, a CNJP indica que “acolhe o convite feito “para realizar um «percurso de reconciliação com o mundo que nos alberga e a enriquecê-lo com o próprio contributo, pois o nosso empenho tem a ver com a dignidade pessoal e com os grandes valores.» (nº 69)”.

Considerando que este “é o tempo da ação, que requer o envolvimento de todos”, a Comissão Nacional Justiça e Paz apela a “todas as mulheres e homens de boa vontade a que se empenhem na promoção de um diálogo sério, acolhendo o contributo e a reflexão das várias sabedorias e racionalidades com que se pode e deve pensar o cuidado da casa comum e a condição humana, tal como nesta Exortação é feito, de modo a incentivar as mudanças de estilo de vida que devemos hoje, com coragem, assumir”.

“Com coragem e «duma vez por todas acabemos com a atitude irresponsável que apresenta a questão apenas como ambiental, «verde», romântica, muitas vezes ridicularizada por interesses económicos. Admitamos, finalmente, que se trata dum problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis.» (nº 58)”, pede a CNJP.

Oito anos depois da encíclica "Laudato si", Francisco publicou um novo documento - Laudate Deum - onde lamenta o agravamento da crise climática global e reconhece que “não estamos a reagir de modo satisfatório, pois este mundo que nos acolhe, está a desmoronar e talvez a aproximar-se de um ponto de rutura.”

A Exortação Apostólica "Laudate Deum" (Louvai a Deus), publicada no dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, atualiza, com caracter de urgência, as preocupações que Papa já tinha manifestado em anteriores documentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+